X ENCONTRO MUNICIPAL DO IDOSO

Foi realizado no dia 10 de outubro de 2107, o X Encontro Municipal do Idoso: “SEM IDADE PARA BRILHAR”, na localidade de Novo Planalto Tiradentes do Sul. O evento foi organizado pela Área de Ciências Humanas e os alunos do 3º ano do Ensino Médio, diurno e noturno e a turma da EJA 401- T.9 – Educação de Jovens e Adultos - da Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso, Administração Municipal,  com a parceria da EMATER e Sindicato da Agricultura familiar do município de Tiradentes do Sul. O Dia do Idoso é comemorado no dia 1º de outubro, razão pela qual escolheu-se esta data para a realização deste encontro municipal.

Durante o dia, ocorreu as seguintes atividades: Acolhida aos participantes; solenidade de abertura; Palestra   sobre o tema: “Memórias e saberes no contexto atual”, tendo como palestrante Silvana Canova – Assistente técnica da EMATER, de Ijuí;  apresentação artística do grupo De Bem Com a Vida;             reflexão  e bênção com o Padre Rudinei Negri; almoço de confraternização;  apresentação musical do grupo “Arte e Movimento” e “Coral Nossa Senhora das Graças”; apresentação artística das turmas do terceiro ano do Ensino médio e EJA; desfile da vovó e do vovô simpatia; dança da polonesa; entrega de mimos e danças diversas.

A Área de Ciências Humanas tem como objetivo deste projeto resgatar a importância e a valorização do idoso na sociedade Capitalista.

Durante o ano letivo é trabalhado com os alunos em sala de aula:

·        Estudo do Estatuto do Idoso, (relacionando as leis do Estatuto e as práticas vivenciadas no dia a dia);

·        Faz – se um contraponto entre as práticas religiosas do ontem e do hoje;

·        Debate relacionado ao que leva a ter um preconceito em relação jovem x idoso e idoso x jovem, confronto de valores sociais que diferenciam os grupos (jovem) (idoso) nas suas vivências dentro da sociedade;

·        Paralelo entre o idoso brasileiro e o idoso africano;

·        Estudo dos motivos que levaram a transformação de um mundo onde o idoso era o centro do conhecimento para o abandono intelectual do ser idoso;

·         Debate sobre a importância e o papel do idoso na sociedade atual;

·        Realização do Seminário do Idoso: “Sem Idade para brilhar”.

·        Visita anual aos Lares dos Idosos, na cidade de Três Passos, onde são desenvolvidas atividades interativas e apresentações artísticas por parte dos educandos do 3º ano e Eja 401, e também levados alimentos como forma de doação para estas entidades.

Os professores da Escola Tiradentes agradecem de forma especial à presença de cada um que participou do evento, o qual proporcionou aprendizados e trocas de experiências. Também agradecem aos patrocinadores e colaboradores, que viabilizaram o X Encontro Municipal do Idoso: “SEM IDADE PARA BRILHAR”.