COMUNICADO AOS PAIS E COMUNIDADE ESCOLAR

COMUNICADO

Senhores Pais e Comunidade Escolar, apesar do atual cenário, é de extrema importância que os pais e responsáveis mantenham a calma para que o sentimento de preocupação não acarrete danos psicológicos e emocionais aos alunos e famílias.  Momento requer sim, atenção e cuidado, mas não podemos entrar em pânico. A rotina da escola segue normalmente, redobrando os cuidados, principalmente com o fluxo de pessoas estranhas no ambiente escolar

As escolas pedem a colaboração da comunidade para que evitem a propagação de postagens, sem a confirmação de veracidade ou embasamento que comprove o fato da informação compartilhada. Logo que, as Redes Sociais também são utilizadas como o canal principal das Fakes News e da Manipulação da informação.  

Nessa quinta-feira, dia 13 de abril a Rede de Apoio Escolar, RAE, de Tiradentes do Sul, esteve reunida com todos os segmentos: escolas, Conselho Tutelar, Assistência Social, Secretarias de Educação, Administração, Saúde e Segurança para definir ações imediatas de apoio a Comunidade Escolar.                
          A Brigada Militar do Município também está visitando as escolas para conversar com as direções das escolas, a fim de tranquiliza-los e falar sobre o trabalho de patrulhamento realizado pela polícia, que nos últimos dias foi intensificado nos educandários. Recomenda que qualquer comportamento que pareça suspeito, CONTATAR DE FORMA IMEDIATA a Brigada Militar pelos telefones (3522-1660); (3522-1052); (3522-1611).

 Todas as possíveis ameaças estão sendo monitoradas pela inteligência da corporação, e pede para que as pessoas não divulguem via aplicativos de mensagens possíveis ameaças, mas que usem os canais oficiais para fazê-las, através do 190 (Brigada Militar) ou 181 (Disque Denúncia).


             É fundamental que perfis em redes sociais ou páginas na internet que promovam, difundam ou defendam ataques sejam denunciados ao canal ‘Escola Segura’, do Ministério da Justiça (www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura). Precisamos estar atentos a boatos, fake news e desinformação. Neste sentido, orienta-se não repassar nem compartilhar conteúdos que não tenham sua veracidade confirmada.

Os responsáveis devem monitorar as redes sociais dos filhos menores de 18 anos, acompanhar material escolar, mochila e objetos outros que são sejam de uso exclusivamente pedagógico, que chegam em casa ou vêm para a escola.

Estamos todos ALERTAS para que JUNTOS possamos ganhar essa luta contra as ameaças nas escolas, que é um espaço de crescimento, aprendizagem, amor e paz!!!