• VEREADORES SE REUNEM COM A COORDENADORA DA 21º CRE LEDI DAIANE DIESEL E PREFEITO MUNICIPAL ALCEU DIEL

Assunto: Educação  |   Publicado em: 04/02/2021 às 11:32   |   Imprimir

Os Vereadores Renato Both (PSDB), Aliomar de Godoy (PP), Airton Borger (PSDB, Roque Luft (PSDB) e Mauricio Beier (PP) ( licenciado, atual secretário de saúde), se reuniram no último dia 02 de fevereiro de 2021, com a Coordenadora da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, Ledi Daiane Diesel para tratar sobre os fechamentos dos 1º anos do ensino fundamental das Escolas Estaduais em nosso Município ( Escola Básica Tiradentes, Escola Assis Brasil, Escola Cecilia Meireles e Escola Almirante Tamandaré), sendo que a Coordenadora relatou que irá apresentar ao Secretário Estadual de Educação justificativa para o não fechamento  do 1º ano da Escola Estadual Básica Tiradentes, pois a mesma tem 20 alunos matriculados e é a única Escola de educação de Ensino Fundamental na sede do Município. Ela ressaltou que o Estado quer fazer a cedência dos espaços físicos para o Município,  para o mesmo manter as turmas da educação fundamental.

No dia 04/02/2021 se reuniram com o prefeito Municipal de Tiradentes do Sul, Alceu Diel, Vice-Prefeito Anselmo José Feller, Secretária de Administração Jordana Diel Traesel, os quais relataram que pós convite por parte da equipe da 21ª CRE o Prefeito, Alceu Diel participou de reunião, onde na oportunidade foi proposto pela Coordenadora Ledi Daiana Diesel, a possibilidade da Cessão de Uso ou da municipalização da Escola Estadual de Ensino Fundamental Assis Brasil de Lajeado Bonito. Nesse sentido na última quarta-feira, (27/01) houve uma reunião na sede da referida Escola coma presença dos Professores, CPM, Comunidade, Cprs, Coordenadora e equipe da 21ª CRE, e equipe da Municipalidade.

Após a explanação das propostas enviadas pela SEDUC, a comunidade de Lajeado Bonito não aceitou nenhuma das propostas apresentadas, sendo que a Administração Municipal também não concordou com a cessão da Escola e não concorda em Municipalizar qualquer escola Estadual e nem o fechamento de turmas.  Também na última semana o Sr. Prefeito Municipal, recebeu uma Carta de Solicitação encaminhada pelos Pais dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes da Sede do município, demonstrando sua preocupação uma vez que o Governo do Estado, através da Coordenadoria Regional de Educação pretende fechar o primeiro ano da referida escola. Em resposta a Gestão Municipal não concorda com o fechamento de turmas, e é favorável a manutenção do primeiro ano dos alunos da sede, junto a Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes. Portanto, se houver qualquer fechamento de turma ou escola estadual, no município de Tiradentes do Sul, será de única e exclusiva responsabilidade do Governo Estadual, pois a Comunidade Escolar e a Municipalidade são contrárias essas medidas.

Os vereadores ressaltam total apoio a comunidade escolar do nosso município e se colocam a disposição para trabalhar pelos interesses comum de nossa população.