CAMINHADA CÍVICA – 7 DE SETEMBRO

A data de 7 de setembro de 2018, em Tiradentes do Sul, ficou marcada pelo resgate da cultura e da história do Brasil, apresentado com muita organização criatividade pelas Escolas municipais e estaduais na Avenida Tiradentes. O evento já conhecido como “Caminhada Cívica”, foi promovido pela Administração Municipal e organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, teve início as 9hs com Hora Cívica e pronunciamento das autoridades, seguindo com a apresentação da Banda Marcial Municipal. Na sequência todas as Escolas realizaram o seu desfile trazendo para a avenida um tema relacionado a história do Brasil, desde sua origem até os dias atuais, fruto de uma construção coletiva entre os organizadores e os professores da área de Ciências Humanas. Os temas abordados foram:

EMEI Vovó Oraide: Evolução da história da educação infantil;

EMEF Princesa Isabel: História do Índio no Brasil (até 1500);

EMEF Barão de São Jacó: Chegada dos Portugueses (1500 até 1530);

EEEF Assis Brasil: Período da Independência do Brasil (1808 a 1822);

EMEF Marechal Artur da Costa e Silva: Revoltas Imperiais (1830 a 1840);

EMEF Padre Feijó: Período da escravidão e abolição da escravatura (1538 a 1888);

EEEF Almirante Tamandaré: Colônia Militar do Alto Uruguai (1880 a 1930);

EEEF Cecília Meireles: Colonização Alemã e Italiana (1824 a 1950);

EEEB Tiradentes: Ditadura Militar e os 60 anos da Escola Estadual Tiradentes (1958 a 2018).

Para finalizar a Caminhada Cívica, o grande público presente prestigiou o fechamento com o belo espetáculo da Banda Marcial Municipal, conduzida pelo instrutor musical Diogo Arce Vieira. A Banda Marcial que tem como objetivos promover a musicalidade, a cultura, o ritmo e a integração social dos seus integrantes, bem como o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolve suas atividades através do CRAS, mantido pela Secretaria de Assistência Social.

A Administração municipal parabeniza a todos os participantes do desfile e agradece a presença da comunidade.