• Tiradentes do Sul foi co-idealizador de evento que discutiu os novos desafios para o setor produtivo rural.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 30/08/2021 às 13:03   |   Imprimir

Na sexta-feira, dia 27, tendo Crissiumal como sede, foi realizada atividade em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, a Universidade Estadual Do Rio Grande Do Sul - UERGS e a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. A ação envolveu ainda Esperança do Sul e Vista Gaúcha e ouviu, inicialmente, as 3 entidades e seus trabalhos na áreas de pesquisa, extensão e ensino. Tiradentes do Sul esteve representado pelo prefeito Alceu Diel, agrônomo Elói Luft e a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Leila Hermes.
Alberi Noronha, agrônomo e pesquisador da EMBRAPA Clima Temperado - Pelotas, apresentou a estrutura e as unidades espalhadas por todo o País. Fez ainda um resgate das atividades desenvolvidas pela empresa pública e mencionou as iniciativas que já beneficiaram a região. Alberi destacou que um dos principais objetivos da instituição é possibilitar ao produtor rural o acesso as tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores da EMBRAPA.
UERGS e UFSM desenvolveram a temática “a importância da universidade pública voltada para as demandas da Região”. O professor da UERGS- Três Passos, Eduardo Souza, lembrou a importância do ensino superior público e gratuito voltado às demandas regionais. Demonstrou ainda os projetos de extensão desenvolvidos junto as escolas do campo. Fabio Marcelo Breunig e Oscar Agustin Torres Figueredo, da UFSM - Frederico Westphalen - centraram suas falas nos impactos climáticos causados por um modelo produtivo rural totalmente predatório. Reforçaram a necessidade da adoção de um arranjo que respeite e consiga dialogar com o meio ambiente sem destruí-lo.
O prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel, acredita que movimentos como este precisam acontecer com mais freqüência. “A aproximação é fundamental. São instituições públicas que possuem um conhecimento acumulado de décadas, que podem nos auxiliar a pensar novos modos de produção e com isso beneficiar um número maior de produtores rurais”, sentencia Alceu.
Ainda este ano será realizada uma visita a sede da EMBRAPA Clima Temperado em Pelotas. O objetivo é conhecer toda a estrutura da entidade e os estudos realizados que podem ser replicados no Município.