Começa campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado

  • Ao todo, 330 mil propriedades rurais devem participar da campanha.

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 02/05/2017 às 16:50   |   Imprimir

     Uma cerimônia em Barra do Ribeiro marca a abertura oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (1º). A expectativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado é imunizar cerca de 13,6 milhões de cabeças de gado neste ano.

     De acordo com o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Antônio Ferreira Neto, o governo estadual não fornecerá a vacina para os pequenos produtores, ao contrário do que vinha sendo feito nos últimos anos. No ano passado, a segunda etapa da vacinação já não foi custeada. “Em 2017, o investimento do Estado será na divulgação, conscientização e fiscalização”, afirma.

     As doses da vacina devem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas pelo Estado. “Após a imunização, o produtor precisa realizar a comprovação na Inspetoria até dia 07 de junho, apresentando a nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo”. Também têm até essa data para entregar a declaração anual de animais das propriedades. 

     De acordo com o secretário Ernani Polo, titular da pasta, mais importante do que subsidiar a vacina é a conscientização do produtor. "Estamos caminhando na direção de sermos livres de aftosa sem depender da vacinação", ressalta, explicando que a decisão, porém, não é política e, sim, técnica. "A retirada da vacina colocará o Rio Grande do Sul em outro patamar de status sanitário. E isso é positivo, abre mercados, possibilita novos negócios", avalia Polo.

     Ao todo, 330 mil propriedades rurais devem participar da campanha no território gaúcho. “A orientação é de que todo o rebanho, bovino ou bufalino, seja vacinado até o final do mês, indiferente da idade do animal”, frisa Neto.

     O último foco de febre aftosa no Rio Grande do Sul foi em 2001. “Estamos há 16 anos sem a doença e isso é resultado da participação do produtor”, avalia o diretor. Hoje, o índice de vacinação chega a 97% da meta traçada pela secretaria.

     O Posto de Inspetoria Veterinária de Tiradentes do Sul comunica aos produtores rurais proprietários de bovinos e bubalinos que o mês de Maio é o mês de Vacinação contra FEBRE AFTOSA primeira etapa para todo o rebanho, o produtor deverá efetuar a compra da vacina e apresentar a nota fiscal de compra na inspetoria até o dia 31 de maio de 2017.

     Comunica também que durante este período serão emitidas somente GTAS para abate após a apresentação da nota fiscal de compra da vacina o produtor poderá movimentar a sua ficha, porém de animais de zero a 24 meses terá carência de quinze dias, animais de 25 a 36 meses de idade sete dias de carência, acima de 36 meses a liberação será logo após a apresentação da nota fiscal de compra de vacina.

Fonte: Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação- RS e Inspetoria Veterinária de Tiradentes do Sul

Postado por: Assessoria de Imprensa