Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS

  • Representando o município de Tiradentes do Sul no evento, esteve o Secretário de Agricultura José Augusto Bobato

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 11/04/2017 às 10:15   |   Imprimir

     O tema da inspeção sanitária norteou os debates do painel de encerramento do primeiro dia de atividades do Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, 185 municípios já solicitaram adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). O sistema permite aos estabelecimentos registrados no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) o comércio em todo território gaúcho.

     Para o coordenador técnico da Área de Agricultura da Famurs, Mário Nascimento, um dos maiores problemas da inspeção municipal é a falta de recursos. "O governo federal e o Estado não contratam veterinários para realizar a inspeção, pois não têm dinheiro. Como o município vai assumir, se não vem recursos?", questionou. Segundo o coordenador, a Famurs pleitea, em Brasília, mais dinheiro para a contratação de profissionais de inspeção.

     O assunto também foi abordado na fala da promotora Caroline Vaz, que apresentou o projeto Segurança Alimentar. O objetivo da proposta é de assegurar a defesa do consumidor e o direito à informação. "Com esse projeto, também tomamos as providências necessárias para retirar de circulação aqueles produtos que estejam impróprios para o consumo", explicou a promotora.

     No evento, a ex-fiscal federal agropecuária, Susane Bittencourt, relatou que todo o município produz algo de origem animal. "Não conheço nenhum município que não tenha, pelo menos, produção de mel, ovos ou outras coisas. A lei é clara, tem que ter a inspeção para controlar a qualidade desses produtos". Susane também lembrou que a Famurs, através da Escola de Gestão Pública (EGP), oferece, todos os anos, cursos sobre a construção do SIM. "Nosso objetivo é ajudar na qualificação e mostrar uma forma de organização do sistema", garantiu.

     Outro tema que ganhou destaque foi a Operação Carne Fraca, ação da Polícia Federal que investigou um grupo de fiscais e executivos suspeitos de negociar propinas para liberar produtos fora das especificações sanitárias.

     O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, falou sobre o impacto da investigação para o setor produtivo brasileiro. “Essa operação da Polícia Federal merece ser aplaudida. Nós somos favoráveis”, explicou.

     O descontentamento do Ministério da Agricultura foi com a maneira que as informações sobre as descobertas da polícia chegaram ao público. “A forma como foi divulgada gerou clima de pânico na população”, criticou. Novacki revelou que, dos quase 4 mil frigoríficos em atividade no país, apenas 21 estiveram sob suspeita. O secretário-executivo reconheceu que os últimos acontecimentos representaram “um arranhão” na imagem da carne brasileira no mercado internacional e provocaram “um baque” nas exportações.

     Eumar Novacki, no entanto, entende que a repercussão obtida pela Operação Carne Fraca pode ser transformada em uma oportunidade positiva para o Brasil demonstrar a eficácia do sistema de fiscalização da carne. O secretário-executivo explicou que, no final de março, o Ministério da Agricultura atualizou os métodos de inspeção sanitária. A pasta também tem atuado para deixar a fiscalização mais transparente.

 

     O 25º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura contou com a participação de 275 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Agricultura. O coordenador técnico da Área de Agricultura da Famurs, Mário Ribas do Nascimento, avaliou que o encontro atingiu a meta. “O evento cumpriu o objetivo de informar os secretários sobre oportunidades na área de agricultura e contribuir para a qualificação da gestão”, avaliou.

     Representando o município de Tiradentes do Sul no evento, esteve o Secretário de Agricultura José Augusto Bobato

 

Fonte: FAMURS

Postado por: Assessoria de Imprensa