• SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TIRADENTES DO SUL DISPONIBILIZA AOS PACIENTES TRATAMENTO DO TABAGISMO

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 08/12/2021 às 14:13   |   Imprimir

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Ele também é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.  O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo no SUS, em parceria com estados e municípios.

No decorrer do ano de 2021 a Secretaria Municipal de Saúde realizou dois grupos para Tratamento do Tabagismo, conforme o protocolo do INCA do MS. Os atendimentos foram realizados por profissionais capacitados no Programa: a médica Gracieli Steiger e farmacêutica Catia Hermes, onde foram contemplados pacientes de todo o município.

O tratamento do tabagismo é realizado de forma presencial e individualizada, onde o paciente é avaliado e acompanhado pelo período de três de meses. Durante o tratamento, os pacientes que tiverem a necessidade irão receber os medicamentos disponibilizados gratuitamente pelo Programa, para a cessação tabágica.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

Saiba mais em: www.inca.gov.br