• MUNICÍPIO DE TIRADENTES DO SUL SUPERA 30%DE PACIENTES DIABÉTICOS-DEPENDENTES (NHP E REGULAR) RECEBENDO CANETA.

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/12/2021 às 13:43   |   Imprimir

Um dispositivo que até pouco tempo atrás era disponibilizado somente na rede particular ou privada agora é disponibilizado nas Farmácias Básicas das Secretaria Municipais de Saúde dos municípios via SUS, totalmente gratuitas, incluindo as agulhas para sua aplicação.

A Farmácia Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Tiradentes do Sul foi umas das pioneiras no Estado no fornecimento das CANETAS de insulina NPH e Regular, que já é uma realidade desde o início da campanha ainda em 2020. Sendo que agora, em dezembro de 2021, o município atingiu mais de 30% dos pacientes insulino-dependentes que estão recebendo o insumo juntamente com as agulhas, totalmente gratuito, bem as como orientações aos pacientes.

A campanha Caneta da Saúde é uma campanha nacional de saúde pública, para orientar pessoas com diabetes, seus familiares e profissionais da saúde sobre a caneta preenchida de insulina disponível gratuitamente pelo SUS.  Com o objetivo facilitar a aplicação e a rotina de vida dos pacientes diabéticos, a campanha informa sobre as vantagens da caneta de insulina, estimulando o uso do recurso já disponível em todo o Brasil pelo SUS (Sistema Único de Saúde, por pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, com 50 anos ou mais, e até 19 anos, conforme a legislação).

(Informações repassaddas pela farmacêutica da Farmácia Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Catia R. Hermes)