Secretaria da Agricultura começa mobilização para vacinação contra febre aftosa no RS

  • o produtor precisa realizar a comprovação na Inspetoria até dia 07 de junho

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 17/04/2017 às 13:54   |   Imprimir

     Supervisores regionais e o Grupo Técnico de Febre Aftosa do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) começaram a se mobilizar para a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que terá início dia primeiro de maio. Eles estiveram reunidos nesta quinta-feira (30), durante todo o dia, para discutir o panorama da Febre Aftosa no RS e traçar estratégias para a campanha.

     Segundo o assessor técnico da Seapi, Fernando Groff, é fundamental que os criadores já comecem a se organizar e atualizem o cadastro de seu rebanho. “A expectativa é que sejam imunizados 13,8 milhões de bovídeos no Estado, até o dia 31 de maio, em cerca de 330 mil propriedades rurais”, avalia.

     Grazziane Rigon, médica veterinária do Programa de Febre Aftosa da SEAPI, explica que as doses da vacina devem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas pelo Estado. “Após a imunização, o produtor precisa realizar a comprovação na Inspetoria até dia 07 de junho, apresentando a nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo”. Também têm até essa data para entregar a declaração anual de animais das propriedades.  

     O Secretário Ernani Polo destaca a importância da vacinação para garantir o status sanitário do Rio Grande do Sul, que hoje é considerado zona livre de febre aftosa com vacinação. O último caso registrado da doença, no Estado, foi em 2001.

 

Fonte: Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação

Postado por: Paulo R. Moraes – Assessoria de Imprensa