ESCOLAS MUNICIPAIS DE TIRADENTES DO SUL REALIZAM ATIVIDADES SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL E NOTA FISCAL GAÚCHA

O segundo semestre de 2018 foi movimentado para as Escolas Municipais de Tiradentes do Sul, pois desenvolveram várias atividades alusivas ao Programa de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha.

A Escola Barão de São Jacó realizou estudos, diálogos e escrita de poemas e poesias sobre o tema Educação Fiscal, e a responsabilidade que cada cidadão tem na sociedade. Também estudaram textos e questões para preparar os alunos para a fase Municipal da Gincana sobre Educação Fiscal que ocorreu no inicio de novembro.

Na Escola Padre Feijó, os alunos do 9º ano realizaram entrevistas com as merendeiras para saber a quantia de alimentos necessários para a merenda escolar e fizeram a simulação da aquisição de produtos alimentícios para a merenda.

Os alunos realizaram uma tomada de preços em três mercados da Sede do Município, fizeram o levantamento do menor preço dos produtos e o quanto de produtos poderia ser comprado com o valor repassado. Fecharam a compra, efetuaram o pagamento e exigiram a nota fiscal.

Após isso, explicaram aos demais alunos como realizaram este trabalho e a importância de fiscalizar, verificar prazo de validade dos produtos e pedir a nota fiscal, que é um direito de todo cidadão, destacando o importante papel social que a escola possui em formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Na Escola Princesa Isabel os alunos assistiram a uma palestra sobre “A importância dos impostos e tributos no desenvolvimento das cidades e consequentemente qualidade nos serviços públicos para os cidadãos”, ministrada pelo Assessor Tributário Jorge Luiz Schroter, na qual tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e tirar dúvidas. Também se prepararam para Gincana do Conhecimento na  fase municipal.

Na Escola Marechal Arthur da Costa e Silva, na disciplina de matemática,  foram desenvolvidas atividades, com os alunos do 6º ao 9º ano, envolvendo Sistema Monetário, Porcentagem, Noções de Troco e as Quatro Operações, usando Notas Fiscais, Bloco de Produtor Rural e Recibo de Luz. Na disciplina de Língua Portuguesa foi trabalhado o texto “Educação Fiscal”, com leitura, debate e questionários.  Assistiram vídeos e revisaram as siglas dos impostos e seu significado e se prepararam para a Gincana.

Os pequeninos também desenvolveram atividades. A E.M.E.I Vovó Oraide deu sequência ao projeto referente à Educação Fiscal desenvolvido no primeiro semestre, com o tema Alimentação Saudável. Trabalharam o tema com músicas sobre as frutas, discussões na rodinha de conversas , jogos, contação de histórias, entrevista com as famílias sobre as frutas, preços de frutas, vitaminas e o cuidado com o desperdício de alimentos.

Percebeu-se que as crianças tiveram um ótimo entendimento sobre a importância de cuidar da alimentação e mais ainda o quanto é preciso aprender a administrar dinheiro, pesquisar preços e comprar somente o necessário, evitando o desperdício.

Todas as atividades desenvolvidas nas escolas do município são consideradas de suma importância e contribuem muito para a formação de bons cidadãos.